Uma comitiva formada por 33 urbanistas responsáveis por órgãos franceses esteve ontem em São Sebastião onde foi conhecer as instalações e projeto de ampliação do Porto. A iniciativa foi bem recebida pelo presidente da Companhia Docas de São Sebastião (CDSS), Frederico Bussinger, que ressaltou a importância do porto no cenário brasileiro.
De início, o grupo se reuniu no auditório da sede do Porto onde o presidente da CDSS fez uma explanação das atividades, bem como o projeto para a ampliação do Porto.
Entre as questões levantadas pelos integrantes, dúvidas sobre cronograma para implantação, possível aumento da tancagem com a ampliação da Petrobras, capacidade, investimentos. Segundo Bussinger, a previsão para o recebimento do licenciamento ambiental é entre final de 2010 e inicio de 2011.
A partir daí será feita a licitação dos terminais que devem gerar entre cinco e oito contratos.
Ele informou ainda que a implantação será gradual, sendo os primeiros entre 18 e 24 meses após o início do processo, devendo se estender por oito anos. “Vai ser coordenado de acordo com a evolução do mercado”.
Na ocasião, a diretora da Adéfrance convidou o presidente da CDSS para participar da Conferência que a entidade promoverá em novembro, na cidade de Buenos Aires, na Argentina, oportunidade que terá para apresentar os trabalhos desenvolvidos no porto e seu projeto de ampliação.
Depois da explanação, o grupo foi conhecer de perto o porto existente. Eles foram ciceroneados pelo diretor de Gestão Portuária, Paulo Rogério de Souza Almeida.