Doze dias após a troca do comando no governo do Estado e indicações para o segundo escalão, assume hoje o novo presidente da Companhia Docas de São Sebastião (CDSS). O cargo, até então ocupado por Frederico Bussinger, passa a ser conduzido pelo engenheiro naval Casemiro Tércio Carvalho, 33 anos, que até então era secretário-adjunto do Meio Ambiente na gestão do ex-governador Alberto Goldman.
Tércio Carvalho tem pela frente a tarefa de conduzir o processo de ampliação do Porto de São Sebastião. Isso porque essa era a menina dos olhos de uma parte da administração tucana e uma preocupação para ambientalistas, em especial aqueles que têm casa em Ilhabela.
Ontem, durante entrevista exclusiva à página do Porto, do Jornal Imprensa Livre, Tércio, disse que assume com o propósito de dar continuidade ao projeto de ampliação, com alternativas para o translado de containeres e um empenho da gestão ambiental do porto, o que para ele seria um diferencial, além de tratar com qualidade todos os profissionais e operadores que vivem em função do porto e dar celeridade ao processo.
“Quanto mais rápido implantarmos o projeto, mais haverá ganho para a região, mais se arrecadará de impostos, mais se investirá em outros serviços públicos. Enfim, é uma relação do ganho a ganho”, destacou o presidente.
Ele destacou ainda que pretende manter um diálogo aberto com o setor ambientalista. “Todo mundo me conhece, sabe que sou extremamente aberto à discussão, aos projetos democráticos, ouvir e sempre compor. Em nenhum momento vou querer travar duelos com a sociedade, pelo contrário, a grande estratégia é criar amigos do projeto e pra fazê-lo, temos que conversar muito, ser muito transparente na hora de tomar decisão”, disse e completou que sua meta é utilizar sempre a ponderação técnica, não tomar decisão de fígado ou idealismo e botar o Porto de pé.
Na avaliação do novo presidente, o Porto de São Sebastião tem uma posição estratégica no Estado de São Paulo. Ao contrário do que muitas pessoas enxergam, ele vai ser um buffer (via rápida) para Santos, um regulador de mercado regional, alternativa para empresários que estão sofrendo com os gargalos logísticos e a morosidade que o Porto de Santos tem.
Com relação ao projeto já em andamento e em análise por técnicos do Ibama, Tércio Carvalho ressaltou que vai incrementar o projeto, com estrutura de gestão ambiental de ponta. “A ideia é que não se faça uma gestão ambiental para cumprir protocolo. Queremos almejar uma certificação ISO 14 Mil, excelência na qualidade de vida dos trabalhadores do porto”.
Destacou ainda que a relação entre Porto e Cidade vai ser muito bem discutida entre as prefeituras de São Sebastião e Ilhabela e que o próprio projeto tem uma parte que é focada para o turismo, inclusive, com a contemplação de uma terminal turístico para navios de cruzeiros.
“Hoje, os navios param no Canal e poucos descem na cidade (Ilhabela) perto do que seria o ideal porque o turista gasta entre US$100 e US$ 300 por dia quando a embarcação está parada, por isso a necessidade de suporte por parte das administrações municipais”, registrou.
Como é engenheiro naval, Tércio Carvalho destacou ainda que sempre que viaja para outro país tem por hábito visitar cidades portuárias e a relação existente com a comunidade local. “Nossa parceria com a cidade, de convívio pacífico, se dá justamente nisso. Viabilizar que o turista pare na cidade e que possa usufruir os equipamentos turísticos, culturais e que deixem divisas para o município. Não quero fazer uma gestão pensando só no porto, mas com a cidade, com os moradores, os usuários, os trabalhadores. Não pode ser relação exploratória. Têm eventos no mundo inteiro que convergem para isso”.
Ele cita como exemplo a cidade-estado de Hamburgo, na Alemanha, que tem parte focada para a construção naval e existe um convívio pacífico entre construção, atividades portuárias e turísticas. “Áreas de lazer e residências convivem de forma harmônica com o Porto valorizando a economia da cidade”.
Contorno
A ampliação do Porto de São Sebastião está estrategicamente ligada à implantação da rodovia do Contorno de Caraguatatuba e São Sebastião. Assim, o novo presidente da Cia Docas definiu a necessidade da obra e que ela será executada conforme definição do secretário de Logística e Transporte, Saulo de Castro Abreu Filho.
Para isso, de acordo com Tércio Carvalho, equipes da Docas e do Departamento de Estradas de Rodagens (DER) vão trabalhar em conjunto nos projetos. “É uma relação simbiótica, mais uma sinalização de que o projeto é conjunto”, destacou.
Com relação à equipe de trabalho no Porto de São Sebastião, o presidente destacou que ao aceitar o convite do secretário Saulo de Abreu deixou claro que queria a mesma equipe técnica que já está formando, sendo as únicas alterações a do cargo de presidente e a da Diretoria Financeira.
Nos próximos dias, o presidente da CDSS pretende se reunir com os prefeitos de Ilhabela e São Sebastião, Toninho Colucci e Ernane Primazzi, respectivamente, além de representantes dos sindicatos dos trabalhadores e operadores portuários para falar sobre os trabalhos no Porto. Na segunda-feira, inclusive, ele foi convidado pelo então presidente Frederico Bussinger, para participar da reunião do Conselho de Administração Portuária (CAP).
Currículo
Aos 33 anos, Casemiro Tércio Carvalho é Engenheiro Naval graduado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e ex-secretário-adjunto da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Também ocupou o cargo de coordenador de Planejamento Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo de 2007 a Julho de 2010.
Na administração anterior (2004-2006) foi assessor de Gestão Estratégica e depois coordenador de Desenvolvimento e Orientação Estratégica da Subsecretaria de Gestão Estratégica da Casa Civil. Também foi consultor em Tecnologia da Informação pela Unesco (2003-2004).
Publicado no jornal Imprensa Livre, de São Sebastião, em 12/01/2011 – www.imprensalivre.com.br