Porto de São Sebastião recebe hoje carga inédita

Atraca hoje no Porto de São Sebastião o navio Nikkei Phoenix, da agência Wilson Sons, pela operadora Pronave, procedente do Panamá, com 26 mil toneladas de clínquer (produto utilizado como matéria-prima para a produção de cimento).

Trata-se da primeira parte de uma operação que será realizada por mais um navio, que trará mais 28 mil toneladas do produto, que está sendo descarregado pela primeira vez na cidade.

O clínquer pode ser definido como cimento em uma fase básica, a partir do qual se fabrica o cimento Portland, habitualmente com a adição de sulfato de cálcio, calcário e/ou escória siderúrgica.

Segundo o presidente do Sindicato dos Estivadores de São Sebastião, Robson Wilson dos Santos, o Ceará, essa operação representa um novo capítulo na movimentação de mercadorias do Porto. “Isso é muito positivo, porque aumenta o trabalho dos portuários”, afirmou.

Novas empresas

Ainda de acordo com Robson Ceará, duas novas empresas estão interessadas em se fixar no Porto de São Sebastião e fizeram um pedido, na semana passada, de uma área para que possam se instalar no Porto. “A SP Logística quer uma área para fazer seu armazém dentro do Porto”, contou. “A FLB também entrou com um pedido de área para fazer seu terminal lá dentro. Está havendo um crescente interesse da iniciativa privada no Porto, o que trará mais carga para cá. Todo mundo ganha, os trabalhadores e a cidade”, avaliou o estivador.

Histórico<

Localizado a 200 km da Capital, o canal de São Sebastião é considerado a terceira melhor região portuária do mundo. Para promover a modernização da capacidade operacional do Porto, com o aumento do comércio exterior e de movimentação de cargas do sistema portuário paulista, o Governo do Estado criou, em agosto de 2007, por meio do decreto Nº 52.102, a Companhia Docas de São Sebastião, vinculada à Secretaria Estadual dos Transportes.

Tem por finalidade administrar e desenvolver sistema logístico e de infra-estrutura do Porto de São Sebastião, delegado pela União ao Estado de São Paulo, em convênio firmado em 15 de junho de 2007.

A nova estruturação da Companhia permitiu o aumento da capacidade portuária do Estado, promovendo a competitividade entre os terminais existentes e beneficiando os usuários e a economia estadual. O Porto de São Sebastião movimenta cerca de 500 mil toneladas por ano/ano. Entre os principais produtos de exportação estão os veículos e animais vivos. Os itens mais exportados são a barrilha, o sulfato, o malte e cevada.

A abrangência econômica do Porto não se limita ao Estado de São Paulo, com destaque para o Vale do Paraíba, Região de Campinas e Capital. Estende-se ao Estado de Minas Gerais, no Triângulo Mineiro, sul do Estado e Região industrial de Betim; ao litoral brasileiro, na Bacia de Santos, grande fornecedora de gás e petróleo, e Campo de Mexilhões, com jazidas de gás. No exterior, a influência abrange os paises do Mercosul, importadores de veículos nacionais, como a Argentina; e paises da África, importadores de produtos oriundos do agronegócio, como Angola.

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