Protocolo de Intenções inicia a relação de cooperação nas áreas de operações portuárias, logística e em gestão sustentável
O governador Geraldo Alckmin e o vice-primeiro ministro e ministro das Relações Exteriores da Bélgica, Didier Reynders, participaram na manhã da última quarta-feira, dia 3, no Palácio dos Bandeirantes, da cerimônia de assinatura de um protocolo de intenções com objetivo de estabelecer cooperação mútua entre o porto paulista de São Sebastião e o porto belga de Antuérpia. O entendimento abrange as áreas de operações portuárias e logística e, especificamente, gestão sustentável e conectividade com a área de influência do porto. O documento foi assinado pelo secretário de Logística e Transportes do Estado de São Paulo, Saulo de Castro Abreu Filho, e pelo diretor executivo comercial da Autoridade do porto de Antuérpia, Luc Arnouts.
Durante o encontro foi anunciado que os funcionários do Porto de Antuérpia vão capacitar os funcionários do Porto de São Sebastião em gestão sustentável.
O Porto de Antuérpia, na Bélgica, é o 2º maior porto da Europa e o 5º maior do mundo, além de ter sido classificado, pelo segundo ano consecutivo, como o melhor do mundo em gestão ambiental pela International Association of Ports & Harbours (IAPH). Está localizado na região central da Europa, oferecendo excelente acesso aos principais centros industriais europeus. Ao longo de 2011, o porto de Antuérpia movimentou 186 milhões de toneladas de mercadorias, um aumento de 4,6% em comparação com 178 milhões de toneladas em 2010. O Porto oferece desconto de 10% aos navios com um índice ambiental (ESI) de 31 pontos ou mais.
Porto de São Sebastião
O Porto de São Sebastião investe no crescimento de suas atividades portuárias comprometido com a qualidade do Meio Ambiente. Em 2012, foi classificado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) como o terceiro do país no Índice de Qualidade de Gestão Ambiental em Portos Organizados. Ao todo foram avaliados 29 portos públicos brasileiros.
Em 2012, a Companhia Docas de São Sebastião investiu cerca de R$ 2 milhões em programas de Gestão Ambiental, que englobam ações na área portuária e entorno para monitoramento da água, solo, Biota Aquática (grupos biológicos), entre outros, além de Programas de Educação Ambiental voltados a comunidades do litoral Norte.
“A importância deste protocolo de intenções é aprendermos com os melhores do mundo em gestão portuária para sermos uma referência no Brasil”, enfatiza Casemiro Tércio Carvalho, presidente da Companhia Docas de São Sebastião
Também participaram da reunião: Rodrigo Tavares, Assessor Especial para Assuntos Internacionais do Governo de São Paulo; Jozef Smets, Embaixador da Bélgica no Brasil; Didier Vanderhasselt, Cônsul Geral da Bélgica em São Paulo; Olivier Henin, Chefe de Gabinete do Ministro; e Frank Van de Craen, Diretor Departamento América Latina do Ministério das Relações Exteriores da Bélgica.
Bélgica
Com um PIB de aproximadamente US$ 506 bilhões (2011) e uma população de 10,8 milhões de habitantes, a Bélgica é um dos vinte países mais ricos do mundo. Brasil e Bélgica mantêm laços históricos de amizade e cooperação desde a independência, quase simultânea, dos dois países. O Rei Alberto I foi o primeiro soberano europeu a visitar o Brasil, em 1920, e desde princípios do século XX empresas belgas desempenham papel de destaque na industrialização brasileira (sobretudo no ramo siderúrgico, que teve na Companhia Belgo-Mineira um de seus pioneiros no país).