A Companhia Docas de São Sebastião apresentou, no último dia 5 de junho, a segunda edição do workshop do Programa de Monitoramento Ambiental do Porto de São Sebastião. O evento ocorreu das 9h às 18h, no Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (USP), e reuniu cerca de 40 pesquisadores da área ambiental.
O presidente da Cia Docas de São Sebastião, Casemiro Tércio Carvalho, abriu o evento ao lado do Prof. Dr. Salvador Gaeta, diretor da Fundespa, instituto contratado pela Docas para realizar as pesquisas ambientais. Também participaram representantes da Cetesb, Marinha do Brasil, Transpetro/Petrobrás, além da equipe da Gerência de Meio Ambiente da Companhia Docas de São Sebastião.
Ao todo foram apresentados resultados das pesquisas em 13 áreas distintas como água suferficial e subterrânea, sedimentos, ruídos, manguezais e avifauna. Também foram analisados resultados do monitoramento das espécies marinhas como peixes, plânctons e organismos bentônicos. O workshop abordou ainda os resultados do Programa de Educação Ambiental (PEA) obtidos ao longo do primeiro ano de realização dos trabalhos, em 2011. As pesquisas revelaram resultados positivos sobre a qualidade do ambiente portuário que servirão como subsídio para identificar e minimizar eventuais fontes de poluição na área do porto organizado; assim como verificar as reais interferências das atividades portuárias no meio ambiente. Estes trabalhos são desenvolvidos em atendimento as condicionantes ambientais vinculadas a Licença de Operação do Porto (LO Ibama nº 908/2010), e possibilitarão o desenvolvimento de ações e políticas públicas interinstitucionais para gestão sustentável da região do Canal de São Sebastião
|