O Porto
O Porto de São Sebastião é administrado pela Companhia Docas de São Sebastião, empresa vinculada à Secretaria de Estado de Logística e Transportes de São Paulo. É uma delegação federal ao Governo do Estado de São Paulo, sendo, portanto, um porto público.
Tem uma configuração natural que o coloca como a terceira melhor região portuária do mundo.
Os principais produtos de importação: barrilha, sulfato de sódio, malte, cevada, trigo, produtos siderúrgicos, máquinas e equipamentos, bobinas de fio de aço e cargas gerais. Exportação: veículos, peças, máquinas e equipamentos, vitualhas, produtos siderúrgicos e cargas gerais.
Área de Influência
É representada por um trecho do Vale do Paraíba, destacando-se os municípios paulistas de São José dos Campos, Taubaté, Pindamonhangaba, Guaratinguetá e Cruzeiro, pela Região Metropolitana da Grande São Paulo, e por parte da região do ABC, Mogi das Cruzes, Sorocaba, Campinas, Piracicaba e estado de Goiás.
Acesso Marítimo
Oferece duas barras de entrada demarcadas pelos faróis, respectivamente, da Ponta das Canas, no norte, e da Ponta das Selas, no sudoeste da ilha de São Sebastião. A primeira, barra norte, possui 550m de largura e profundidade de 18m; e a segunda, barra sul, largura de 300m, com profundidade de 25m. Os canais de acesso correspondentes dispõem, respectivamente, de largura e profundidade de 500m e 18m (norte) e 300m e 25m (sul), num total de 22,8km de extensão.
Instalações de Armazenagem
Pátio 1 : Área alfandegada com aproximadamente 31.000m², é utilizado para armazenagem de carga geral, carga de projeto e granéis, abriga armazém lonados e também um armazém de alvenaria para armazenamento de cargas fracionadas.
Pátio 2 : Área alfandegada com aproximadamente 35.000m² e é dedicado ao armazenamento e movimentação de açúcar.
Pátio 3 : Área não alfandegada com aproximadamente 110.000m², abriga 3 armazéns alfandegados destinados à movimentação de granéis sólidos, com capacidade de armazenagem de 10.000 toneladas cada.
Pátio 4 : Área não alfandegada com aproximadamente 95.000m².
Instalações de Atracação
O Cais do Porto Público de São Sebastião conta com 1 berço principal (101) com 150m de extensão complementados por três dolfins de amarração, totalizando 275 m. Além deste, 02 berços internos (202) e (203) com 75 m e 85 m respectivamente utilizados por embarcações de apoio marítimo e apoio portuário. Os equipamentos para transbordo de carga são mobilizados pelos operadores portuários conforme a necessidade da operações.
Terminal de Uso Privado
Na área do porto organizado existe o terminal Tebar (Terminal Marítimo Almirante Barroso), da Petrobras Transportes S/A – Transpetro, empresa subsidiária da Petrobras, para óleo, derivados de petróleo e álcool combustível, operando em dois píeres e compondo quatro berços numa extensão de 905m, com profundidade variando entre 14m e 26m. Para depósito, são utilizados 43 tanques, representando 2.100.000t de capacidade.