Programa de Educação Ambiental do Porto de São Sebastião

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM), o projeto Verão no Clima da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, em parceria com o Programa de Educação Ambiental (PEA) da Companhia Docas – Porto São Sebastião, iniciou na última quarta-feira (08), no auditório do Porto, a capacitação de 14 monitores que vão atuar nas praias do município de 10 de janeiro a 26 de fevereiro.

Na capacitação, os monitores debateram e tiveram aula dinâmica de temas como formas de abordagem, micro lixo, lixo no mar, reutilização e reciclagem, consumo consciente, logística reversa, impacto do lixo na vida dos animais, preservação dos manguezais, animais domésticos na praia, informações sobre dengue e febre amarela.

O foco do projeto neste ano é a abordagem dos banhistas, incentivando o descarte adequado e redução da quantidade de lixo que pode se acumular pelas praias e mares.

Pela primeira vez monitora, Gisele Apolinário da Silva, acredita que o programa terá um impacto grande nos munícipes e turistas. “Espero que as pessoas passem a ter mais consciência, e parem de jogar lixo no chão; se elas querem mudanças, elas têm que mudar, e acredito que esse programa irá ajudar bastante”, contou Gisele.

Já a monitora Eliane da Silva Bueno, tem uma expectativa grande com o programa de limpeza nas praias. “A minha expectativa é que isso se arraste, e que o povo se habitue nesse projeto de limpeza, de despoluir o ambiente, porque é nosso ambiente, e a gente que faz o uso dele; então. somos nós que temos a consciência. Pretendo prolongar essa conscientização nas pessoas até quando eu conseguir”, afirmou Eliane.

O Analista Ambiental e responsável pela capacitação dos monitores, Luis Felipe, afirma que a partir da capacitação os monitores estarão aptos para a abordagem de conscientização dos turistas. “Essa ação é importante de diversas formas, a começar que cumprimos uma de nossas exigências de educação ambiental aqui no porto e o nosso público é o turista, capacitando os monitores vamos abordar de maneira mais ampla as pessoas, e esperamos que de alguma forma os turistas tenham uma visão mais respeitosa e mais consciente da produção de seu resíduo, do ambiente que eles visitam para que isso se preserve da melhor maneira possível”, comentou Luis.

Fonte: Isabella Rodrigues* | PMSS

Link para a matéria: http://www.saosebastiao.sp.gov.br/noticia.asp?id=N91202015112

*Com supervisão de Cesar Rodrigues

adminPrograma de Educação Ambiental do Porto de São Sebastião