Porto de São Sebastião promove mutirão de limpeza de manguezais

Prefeitura realiza mutirão de limpeza no Mangue do Colhereiro para ajudar no combate à dengue.

A Prefeitura de São Sebastião, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, vinculado à Secretaria de Saúde (SESAU), em parceria as secretarias de Meio Ambiente (SEMAM) e Serviços Públicos (SESEP), além da Companhia Docas de São Sebastião, SA Ambiental e a empresa Desenvolvimento Rodoviário S/A (Dersa), realizou nesta quinta-feira (20), um Mutirão de Limpeza no Mangue do Colhereiro, localizado próximo à área de embarque da balsa, travessia São Sebastião/Ilhabela.

O mutirão, que contou com a participação de 20 voluntários, faz parte das atividades de prevenção e combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. Foram coletados do local cerca de 90 quilos de resíduos, como sacolas plásticas, embalagens pets, canudos, latinhas, entre outros.

Segundo a Vigilância Epidemiológica do município, o objetivo principal foi recolher o máximo possível os objetos onde pode haver focos do vetor, além de ajudar o manguezal a se recuperar dos impactos ambientais negativos causados pelo homem.

Ainda de acordo com a Vigilância, dados recentes mostram um aumento no índice de infestação do mosquito transmissor da dengue no último trimestre 2019, acompanhado por um aumento de casos positivos da doença no sudeste do estado, resultando em risco iminente de uma nova epidemia no município no início neste ano.

A partir disso, o monitoramento das áreas mais infestadas pelo mosquito no município é feito através de geoprocessamento. Essa ferramenta permite visualizar com maior precisão todos os casos da doença e também os índices de infestação. Dessa forma são identificados os locais de ação para combate à proliferação do mosquito ou disseminação do vírus.

O Governo Municipal pede que a população redobre os cuidados no combate à dengue. Confira algumas dicas:

• Evite o acúmulo de água;
  • Mantenha garrafas vazias ou baldes virados para baixo;
  • Não deixe entulho no quintal ou nas ruas;
  • Mantenha a lata de lixo devidamente tampada e guarde pneus em locais cobertos, longe da chuva.
  • Cubra as caixas d’água, poços ou piscinas e mantenha as calhas de água limpas;
  • Mantenha tampados tonéis e barris de água;
  • Lave semanalmente com escova e sabão os tanques utilizados para armazenar água;
  • Coloque terra ou areia nos pratos dos vasos de planta até a borda;
  • Coloque no lixo todo objeto não utilizado que possa acumular água;
  • Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada;
  • Não deixe água acumulada sobre a laje.

Fonte: Janaína Castro | PMSS

Link da Matéria: http://www.saosebastiao.sp.gov.br/noticia.asp?id=N2022020134925

adminPorto de São Sebastião promove mutirão de limpeza de manguezais