Nota de esclarecimento sobre o Monitoramento Ambiental do Manguezal do Araçá

No mês de junho de 2020 foi veiculado nas redes sociais um vídeo feito em um fragmento de manguezal do Araçá, denunciando impacto causado aos animais através de estruturas utilizadas para monitorar o manguezal. No vídeo aparece a carcaça de uma ave presa em uma linha de nylon.

O objetivo dessa nota é esclarecer para a população como era feito e como está sendo feito esse monitoramento no Manguezal do Araçá.

Por que esta linha estava lá?

Essa linha de Nylon era parte da estrutura das parcelas permanentes utilizadas para monitorar as árvores de mangue do Araçá, feito pelo Porto de São Sebastião.

O Monitoramento Ambiental é uma forma de verificar se os ambientes (manguezal, rio, praia, floresta, mar e etc.) estão sofrendo impactos por causa das atividades de um empreendimento. No caso do Monitoramento do Manguezal do Araçá, o Porto de São Sebastião é obrigado a fazer esse monitoramento para verificar se suas operações estão causando impactos negativos ou até positivos no ambiente natural.

Para isso o Porto contrata uma empresa especializada que realiza este monitoramento. Desde outubro de 2018 a empresa contratada é a DTA Engenharia.

Para a execução do monitoramento, a equipe da DTA Engenharia instalou 5 parcelas permanentes (4 retângulos de 10 m x 5 m e 1 quadrado de 5 m x 5 m) nos fragmentos de manguezal do Araçá, para poder observar o desenvolvimento das árvores dentro das parcelas e também avaliar se essas árvores estão sofrendo impactos com o passar do tempo. As parcelas são visitadas a cada três meses para fazer esse estudo.

Essas parcelas foram feitas da seguinte maneira: 4 canos de PVC fixados na parte mais rígida do solo do manguezal (vértices), ligados por linha de nylon (arestas) formando retângulos e quadrado.

Essa técnica de demarcar parcelas no manguezal com linhas de nylon faz parte de protocolos desenvolvidos por cientistas e vem sendo aplicada em estudos de monitoramento de manguezais há bastante tempo.

As parcelas precisavam ficar lá o tempo todo?

Não, porém não há exigência para removê-las. O monitoramento é constante e removê-las significaria que toda vez que a equipe fosse observar as árvores, as parcelas deveriam ser montadas novamente. Por isso é bem comum que elas fiquem montadas.

Assim fazia a equipe da DTA Engenharia, as parcelas ficavam montadas e toda vez que a equipe as visitava para monitorar, manutenções eram feitas quando necessário.

E como é feito agora?

A permanência dessas linhas foi contestada no vídeo, uma vez que podem gerar impactos aos animais, em especial às aves.

Diante desta situação, a equipe da DTA Engenharia removeu todas as linhas que eram usadas no monitoramento. Então, todas as vezes que a equipe for fazer as observações, ela esticará apenas uma fita métrica para marcar as parcelas. Ao final das observações a fita métrica será novamente removida.

As pessoas já sabem sobre essa mudança?

Algumas sim! Parte da comunidade do Araçá já foi informada através de reunião com os moradores.

Para alcançar mais pessoas, a equipe do monitoramento incluiu essa nota no site do Porto e elaborou um material de esclarecimento para divulgação nas redes sociais.

Contamos com a ajuda de todos e todas para divulgar os materiais de esclarecimento elaborados.

Além dessas mudanças, o que mais pode ser feito para a população saber sobre o monitoramento dos manguezais?

O monitoramento dos fragmentos do manguezal do Araçá é muito importante para entender a saúde desse ambiente, porém poucas pessoas sabem que ele é feito.

Como forma de melhorar a comunicação, será instalada uma placa com informações sobre o monitoramento (nome do programa de monitoramento, os responsáveis pela execução e um QR Code contendo informações mais detalhadas sobre o programa).

A participação da sociedade no monitoramento é importante?

É muito importante em qualquer estudo de monitoramento, pois o conhecimento dos moradores locais é fundamental para entender o que está acontecendo no ambiente.

A equipe de monitoramento ambiental do Porto de São Sebastião está disponível para ouvi-los(as) e esclarecer qualquer dúvida!

adminNota de esclarecimento sobre o Monitoramento Ambiental do Manguezal do Araçá