Porto implanta sistema inédito de monitoramento de estruturas

Esta semana entrou em operação no Porto de São Sebastião um sistema de monitoramento que permite identificar possíveis alterações nas estruturas do cais em tempo real. A Companhia Docas São Sebastião (CDSS) investiu R$ 300 mil na tecnologia francesa da empresa Osmos por um contrato de dois anos de implantação e monitoramento.
São sete sensores colocados ao longo de todo o cais (cinco berços existentes), inclinômetro, anemômetro (que calcula a velocidade do vento), dois sensores de temperatura e câmeras de monitoramento. Foram 45 dias para a implantação de todo o sistema.

Segundo explicações do diretor de Gestão Portuária, Paulo Rogério de Souza Almeida, essa tecnologia já é utilizada em pontes, edifícios, estádios, túneis, torres como a Eiffel, em Paris, e pela primeira foi instalada em um dos portos brasileiros.

O cais do Porto de São Sebastião é antigo, datado de 1934, e o presidente da CDSS, Frederico Bussinger, entende que essa é uma excelente oportunidade para analisar qual a situação dessa estrutura e se ela passa por algum tipo de movimentação.

“Com a dragagem de manutenção do cais portuário que vai aumentar a profundidade para 10 metros, os técnicos também tiveram a oportunidade de analisar todas as estruturas dos berços”, disse Bussinger. Segundo ele, esse trabalho deve ser concluído no final de dezembro.

Pelo computador do diretor Paulo Rogério é possível não só ver as imagens da região portuária, mas acompanhar os indicadores em toda a sua estrutura. “Qualquer abalo sísmico pode ser identificado através dessa tecnologia e os técnicos, que ficam na França, nos avisam imediatamente se for identificado algo de anormal”.

Ontem, durante demonstração do sistema de monitoramento, a movimentação girava em torno de 0,006 milímetros, enquanto o sistema de alarme dispara de chegar a 6 milímetros. O próximo passo é fazer a checagem quando um navio de carga atracar no Porto, assim como outras embarcações. Um detalhe interessante desse sistema, de acordo com o diretor de Gestão Portuária, é que na iminência de tremores e terra e no mar, também é passível de ser monitorado pelo sistema Osmos, sendo que todos os dados são detectados e armazenados.

Na avaliação de Paulo Rogério, esse sistema também será fundamental para certificação da implantação do ISPS Code, código de segurança da Organização Marítima Internacional.

Controle prolongado

A empresa representante do sistema no Brasil, a Euroconsult-Osmos, esclarece que o sistema de monitoramento de estruturas oferece um controle em longo prazo que registra o comportamento real da estrutura graças a sensores com tecnologia de fibra óptica instalado sobre ela.

Permite ainda averiguar indistintamente os efeitos estáticos e dinâmicos com o mesmo equipamento. As modificações de forma e posição podem controlar com uma precisão máxima de 1/1000 mm. “O comportamento da estrutura controlada pode ser antecipado com a realização desse monitoramento. Os dados são registrados e se mostram em tempo real”, aponta a empresa.

Ainda segundo a Euroconslut-Osmos, a empresa dispõe da tecnologia necessária para criar um documento histórico sobre o comportamento estrutural de um conjunto de pontes a nível estático e dinâmico. Com esse sistema é possível definir dito comportamento baseando-se em critérios objetivos.

Esse sistema de monitoramento proporciona a otimização da manutenção das estruturas minimizando os problemas de interrupções para intervenções, melhorando a segurança da estrutura e de seus usuários, otimizando os recursos econômicos e facilitando o planejamento da manutenção.

Publicada no Jornal Imprensa livre, em 01/12/2010 – http://www.imprensalivre.com.br

 

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