Ministro belga visita a Secretaria de Logística e Transportes

Motivo do encontro foi propor acordos de cooperação e troca de conhecimentos sobre portos e hidrovia.

O secretário-adjunto de Logística e Transportes do Estado de São Paulo, Alberto Macedo, e o diretor-presidente da Companhia Docas de São Sebastião e do Departamento Hidroviário do Estado, Casemiro Tércio Carvalho, receberam, no dia 12 de novembro, o ministro de Mobilidade, Obras Públicas e Turismo da Bélgica, Ben Weyts. O motivo da vinda da comitiva, formada por autoridades e representantes dos portos belgas, foi propor acordos de cooperação e troca de conhecimento.

Segundo Weyts, o Estado de São Paulo é estratégico, pois a experiência com a hidrovia Tietê-Paraná e o Porto de São Sebastião vai ao encontro da realidade e dos interesses belgas. O governo belga trabalha para mudar o modelo no qual as rodovias têm papel predominante na economia. De acordo com o ministro, a região de Flandres, no norte do país, tem mil quilômetros de rios navegáveis e uma posição única em relação aos portos, que dão acesso a um mercado com 100 milhões de consumidores em um raio de 500 quilômetros. “É uma porta de entrada para a Europa. Queremos estimular esse desenvolvimento”, disse o ministro.

Os esforços por lá estão concentrados em melhorar as conexões do sistema de transporte europeu. Para isso, estão previstos investimentos de cinco bilhões de euros em expansão, intervenções e melhorias nos próximos anos.

O secretário-adjunto de Logística e Transportes, Alberto Macedo, agradeceu pela visita. “O Governo de São Paulo também estuda o uso de diferentes modais, a exemplo do Ferroanel, que está em fase de projeto e licenciamento ambiental”, afirmou.

O diretor-presidente da Companhia Docas de São Sebastião e do Departamento Hidroviário do Estado, Casemiro Tércio Carvalho, explicou a operação da hidrovia Tietê-Paraná no trecho paulista. Disse também que estão previstos investimentos de R$ 1,5 bilhão nos próximos anos no setor. “A cooperação poderia vir no sentido de buscar soluções, pensar em canais, eclusas e planejamento hídrico”.

Para Tércio, em relação á área portuária, uma das conclusões do encontro é que seria importante para a economia brasileira criar uma linha de trabalho direta entre os portos da Bélgica e o de São Sebastião.

Sobre o Porto de São Sebastião
O Porto de São Sebastião, administrado pela Companhia Docas de São Sebastião, vinculada à Secretaria Estadual de Logística e Transportes, está localizado no litoral norte do Estado de São Paulo, em uma região que abrange importantes polos industriais do Sudeste. Nos últimos quatro anos, de 2011 a 2014, movimentou cerca de 3 bilhões de toneladas de cargas, entre importação e exportação. Os principais produtos por ele movimentados são: barrilha, sulfato de sódio, malte, cevada, trigo, produtos siderúrgicos, veículos, máquinas e equipamentos. O Porto é hoje referência no país em operação de granéis sólidos e, no âmbito mundial, na movimentação de veículos.

Referência nacional também em gestão ambiental, o Porto de São Sebastião ocupa a 1ª posição, entre os 30 portos brasileiros, no ranking da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários). É também o primeiro e único porto organizado a conquistar a certificação internacional ISO 14001, que comprova a sua qualificação em gestão ambiental, para toda a atividade de administração, exploração e operação. Além disso, é o primeiro do Brasil a possuir um Plano de Área aprovado pelo órgão ambiental, o qual reúne as medidas necessárias a serem tomadas em caso de acidentes com derramamento de óleo.

 

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