Sistema de Gestão Ambiental

O Porto de São Sebastião conta com um Programa de Gestão Ambiental (PGA) e um Sistema de Gestão Ambiental (SGA). O PGA garante a execução e qualidade de todos os plano e programas do Porto, além de contar com indicadores e controles internos que evidenciam os esforços para a manutenção da qualidade da gestão ambiental. Além disso, esse programa vem para garantir a manutenção de certificações ambientais e garantir a ocorrência de reuniões da equipe de meio ambiente e auditorias internas e externas.

O SGA é um sistema interno que regra todas as atividades que se relacionam com a questão ambiental de alguma forma. Dessa forma, por meio de procedimentos, documentos, instruções e diretrizes, que se encontram em um manual, há a sistematização e controle de todas as atividades portuárias cotidianas que interagem de alguma forma com a questão ambiental. Com isso, busca-se a melhoria contínua da ação do Porto e a segurança da execução de suas atividades em conformidade com normas internas, legislações vigentes e parâmetros internacionais.

Clique aqui para conhecer a Política do SGI do Porto de São Sebastião.

Clique aqui para ver o Manual do SGA do Porto de São Sebastião.

Normas Ambientais

NT – NORMA TÉCNICA 01/2011(Revisão 2014 – atual)

  • São os procedimentos administrativos e operacionais para realizar as operações de abastecimento de combustíveis e retirada de resíduos de embarcações pelo cais público do Porto de São Sebastião. Estabelecer critérios, procedimentos e meios adequados para que essas atividades sejam executadas de forma segura e permitam melhor controle e fiscalização por parte da Autoridade Portuária (CDSS).

NT – NORMA TÉCNICA 02/2012

  • Disciplinar os procedimentos administrativos e operacionais para a realização dos serviços de amarração e desamarração de navios no cais público do Porto de São Sebastião, estabelecendo as condições básicas para a execução dos trabalhos garantindo melhor controle e fiscalização por parte da Autoridade Portuária(CDSS).

NT – NORMA TÉCNICA 03/2013

  • São os procedimentos administrativos e operacionais para o correto gerenciamento de resíduos gerados em operações portuárias, manutenção de máquinas e equipamentos e atendimento a emergências ambientais na área do porto de São Sebastião. Estabelecer critérios e meios adequados para que essas atividades sejam executadas em consonância com a legislação vigente e de forma segura.

Clique aqui para consultar os arquivos de normas ambientais.

adminSistema Gestão Ambiental