Emergência

CEATE – Centro de Atendimento à Emergência

Inaugurado oficialmente em 25 de abril de 2013, o Centro de Atendimento a Emergências do Porto de São Sebastião tem como objetivo garantir a segurança ambiental na área e entorno do porto público em casos de acidentes.

O CEATE opera 24 horas por dia, durante sete dias da semana e é formado por uma equipe técnica de 11 profissionais capacitados nas áreas de Aspectos Legais da Gestão Ambiental, Gerenciamento de Crises Ambientais, Brigada de Incêndio, Emergências com Produtos Perigosos e Primeiros Socorros. O treinamento dos profissionais que atuam na equipe segue o padrão da Organização Marítima Internacional e visa o atendimento ambiental em terra e mar em casos de vazamentos de óleo, emergências químicas, incêndios e suporte básico à vida.

Está instalado numa área de 600m2 onde são armazenados equipamentos utilizados nas atividades, como barreiras rígidas para contenção de vazamentos, sistema de bombeamento com moto bombas para recolhimento de óleo, tanques para armazenamento do produto e embarcações (botes e barcos). Além disso, dispõem de cilindros de ar, sinalizadores náuticos, rádios VHF, GPS, respiradores e flutuadores, além dos equipamentos de proteção individual.

Os telefones para contato com o CEATE são:
+55 12 3892-4977 | Emergências

Plano de Área do Porto Organizado de São Sebastião

O Plano de Área do Porto Organizado de São Sebastião, aprovado pelo IBAMA em Julho de 2014, consolida os Planos de Emergências Individuais (PEIs) do Terminal Aquaviário da Transpetro e do Sistema de Travessia São Sebastião/Ilhabela da DERSA e Companhia Docas de São Sebastião. O documento reúne as medidas a serem tomadas em caso de acidentes com derramamento de óleo nas áreas das três empresas, que no caso de um acidente agem em conjunto para solucionar a emergência.

Para a Companhia Docas de São Sebastião é fundamental realizar atividades que garantam a qualidade ambiental do porto e na Poligonal do Porto Organizado de São Sebastião. Temos uma grande preocupação em buscar ações para prevenir incidentes que coloquem em risco o meio ambiente, que é nossa prioridade. Por isso, São Sebastião foi avaliado pela ANTAQ  em 2016 como o primeiro porto do país em qualidade ambiental, enfatiza Casemiro Tércio Carvalho, presidente da Companhia Docas.

Plano de Controle de Emergência

Conheça o Plano de Controle de Emergência do Porto de São Sebastião:

http://portoss.sp.gov.br/home/administracao/documentacao/#elf_l1_TWVpbyBBbWJpZW50ZS9FbWVyZ8OqbmNpYXM

Plano de Emergência Individual

Conheça o Plano de Emergência Individual do Porto de São Sebastião:

http://portoss.sp.gov.br/home/administracao/documentacao/#elf_l1_TWVpbyBBbWJpZW50ZS9FbWVyZ8OqbmNpYXM

Plano de Gerenciamento de Riscos

Conheça o Plano de Gerenciamento de Riscos do Porto de São Sebastião:

http://portoss.sp.gov.br/home/administracao/documentacao/#elf_l1_TWVpbyBBbWJpZW50ZS9FbWVyZ8OqbmNpYXM

Simulados

adminEmergência