Companhia Docas de São Sebastião apresenta projeto de ampliação a empresários

Expansão do Porto de São Sebastião contempla o Terminal Multicargas, uma das principais unidades de negócios do projeto.

A Companhia Docas de São Sebastião reuniu na manhã desta quarta-feira (9), em São Paulo, cerca de 120 empresários do setor portuário para apresentar o projeto de ampliação do Porto de São Sebastião. Participaram representantes de empresas projetistas, empreiteiras, agentes portuários, armadores e outros interessados na área portuária. O presidente da Companhia, Casemiro Tércio Carvalho, apresentou os detalhes da principal unidade de negócios que contempla a primeira fase da ampliação: o Terminal Multicargas.

Destinado à movimentação de veículos, cargas gerais e de projeto, o terminal será construído em uma área de, aproximadamente, 250 mil m², que faz parte do segundo bloco de arrendamentos do Governo Federal. As etapas de implantação do terminal permitirão que a operação de cargas seja realizada à medida que as obras de construção avancem. A Companhia Docas de São Sebastião já possui toda a documentação pronta para consulta pública e licitação da área, que será conduzida pela União.

Durante o evento, foram apresentadas também as características que reforçam os atrativos do Porto de São Sebastião por ser referência ambiental, estar localizado em uma região que abrange importantes polos industriais do Sudeste e por ser uma alternativa logística. Seu potencial de crescimento está atrelado ainda ao estratégico papel na sua área de influência, que compreende a região do Vale do Paraíba e o eixo da Rodovia Dom Pedro até Campinas, à sua localização natural no canal de São Sebastião (com dois acessos de águas profundas) e à capacidade técnica de operação de cargas de alto valor agregado. O porto é hoje referência no país em operação de granéis sólidos, como barrilha e sulfato, e, no âmbito mundial, na movimentação de veículos.

O Porto de São Sebastião é também o primeiro do Brasil a possuir um Plano de Área aprovado pelo órgão ambiental, que reúne as medidas necessárias a serem tomadas em caso de acidentes com derramamento de óleo na área do porto organizado. Além disso, o reconhecimento ambiental veio com o primeiro lugar entre os 30 portos brasileiros no ranking da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) e a conquista da certificação internacional ISO 14001, que comprova a sua qualificação em gestão ambiental. São Sebastião é o primeiro e único porto organizado que recebeu tal certificação para toda a atividade de administração, exploração e operação.

Baseado no compromisso de crescimento com responsabilidade socioambiental, o Porto de São Sebastião já expandiu sua área operacional, de 2010 a 2014, passando de 100 mil m² para 300 mil m². Até o fim de 2015, serão 400 mil m² de área totalmente operacional.

Sobre o projeto de ampliação
A ampliação do Porto de São Sebastião contempla obras vitais para o desenvolvimento portuário e para atender a demanda prevista de cargas pelos próximos anos. Além do Terminal Multicargas, o projeto prevê ainda a expansão da área de 400 mil m² para 800 mil m² operacionais. A implantação será feita em etapas, considerando as necessidades portuárias, atratividade de cargas e sua evolução. As fases 1 e 2 do projeto, que abrangem as obras mais importantes para o desenvolvimento portuário, contemplam a construção dos berços 2, 3 e 4, destinados a navios de última geração, e uma base de apoio offshore, que possibilitará a implantação de até 10 berços para embarcações de menor porte (suplyboat e rebocadores). Contempla também um portão de acesso mais interligado à nova chegada do contorno viário sul.

 

adminCompanhia Docas de São Sebastião apresenta projeto de ampliação a empresários