Programa de Comunicação Social

O Programa de Comunicação Social (PCS) é o canal de comunicação contínuo entre a Companhia Docas de São Sebastião (empresa pública que faz a gestão do Porto) e a sociedade.

O objetivo desse Programa é proporcionar visibilidade, credibilidade e transparência em relação às informações, atividades e programas do Porto. Dessa forma a sociedade pode entender as atividades desenvolvidas dentro dele e os potenciais riscos associados.

O PCS, diferente dos demais Programas de monitoramento ambiental, não é uma exigência do IBAMA. Este foi criado por ser uma necessidade do Sistema de Gestão Ambiental do Porto. No entanto, também possui metodologias de ação para que funcione de acordo com seus objetivos.

Alguns exemplos da prática do como o PCS prática são:

• Participação de um membro do Porto em reuniões de fóruns e conselhos da região, mantendo os participantes informados sobre as atividades e programas realizados na área do Porto;

• Visitas Monitoradas ao Porto, nas quais escolas, instituições de ensino superior e comunidade em geral visitam as áreas de operação e apresenta-se como funciona o Porto, os programas de monitoramento ambiental e etc;

• Reuniões anuais, nas quais é apresentada a comunidade balanço das atividades e programas realizados no Porto de São Sebastião;

• Reuniões semestrais de nivelamento, nas quais é compartilhada as informações entre os diversos departamentos do Porto. Essas reuniões são focadas no público interno do Porto.

 

Clique aqui para conhecer o Programa de Comunicação Social

 

 

Programa de Educação Ambiental

O Programa de Educação Ambiental (PEA) do Porto Público de São Sebastião, além de exigência da Licença de Operação vigente, é um compromisso da Companhia Docas de São Sebastião.
O objetivo do PEA é promover um processo de educação contínuo e prático voltado para públicos-alvo de São Sebastião e Ilhabela. A ideia é que através das atividades promovidas pelo PEA os envolvidos consigam participar das discussões para tomadas de decisão relacionadas ao meio ambiente nos municípios que habitam, influenciar as atitudes individuais e coletivas que modificam esse meio e compreender os impactos sociais e ambientais gerados pela presença do Porto.

Além disso, busca-se através deste programa uma aproximação da comunidade de São Sebastião e Ilhabela com o Porto, criando espaços de diálogo nos quais sejam construídos de forma coletiva conhecimentos sobre conservação do meio ambiente e desenvolvimento social.

O PEA atualmente desenvolve atividades de educação socioambiental com sete públicos-alvo, sendo três deles prioritários (Grupos 1, 2 e 3), sendo:

• Grupo 1: Moradores da área próxima ao Porto, especificamente as comunidades da Enseada do Araçá, Praia do Deodato e a parte inferior do bairro Varadouro.

• Grupo 2: Pescadores de São Sebastião e Ilhabela;

• Grupo 3: Trabalhadores do Porto de São Sebastião;

• Grupo 4: Cooperativa de Triagem de Sucata União de São Sebastião (COOPERSUS);

• Grupo 5: Instituições de Ensino da região;

• Grupo 6: Poder público e entidades ambientalistas da região;

• Grupo 7: Turistas e veranistas de São Sebastião e Ilhabela.

adminProgramas Socioambientais