Com o objetivo de tornar o Porto de São Sebastião um porto multiuso, a Companhia Docas vem trabalhando num projeto de ampliação da atual capacidade instalada do Porto para cerca de 800 mil metros quadrados. O projeto está dividido em 2 grandes frentes de negócio: a construção de um Terminal Multicargas, objeto de arrendamento portuário em definição pela SEP/ANTAQ cujo investimento para desenvolvimento da infraestrutura será privado, e a construção de um Píer de Granel Líquido, cujo investimento será realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, para operação de transbordo e importação de petróleo. Sua execução será realizada em 3 fases: FASE 1: envolve a implantação do Terminal de Veículos, Terminal de Contêineres, Terminal de Granéis Vegetais (Malteria), 1º Módulo do Terminal de Granéis Sólidos (Minerais) e do Terminal de Supply Base, remanejamento da Dársena de Autoridades, do CEATE, da área operacional pública e de cargas gerais, da área do portão principal, do estacionamento e da área operacional de apoio, além dos berços de atracação do cais multiuso, B2, B3 e B4. Toda a estrutura será construída sobre estacas pré-fabricadas permitindo assim a preservação da vida marinha local e está condicionada a liberação da licença de implantação das obras de duplicação do trecho de serra da Rodovia dos Tamoios. FASE 2: também construída sobre estacas pré-fabricadas, envolve a implantação da área de serviços logísticos, futura expansão para contêineres, construção do Berço 1, reforma do portão secundário, construção do edifício de educação ambiental e mirante para a área do manguezal e, vinculada a transposição do sistema de travessia de balsas para Ilha Bela, a finalização do remanejamento da Dársena de Autoridades e do CEATE. Além disso, será agregada ao Terminal de Supply Base a área pertencente hoje ao sistema de travessia, será finalizada a implantação do Terminal de Granéis Sólidos e do Terminal de Supply Base e será construída uma nova frente de atracação composta por 10 berços. FASE 3: trata-se da implantação do Píer de Granéis Líquidos e não depende da execução de nenhuma das fases citadas anteriormente para ser realizada. Terá acesso independente do Porto com área exclusiva para estacionamento de caminhões e portaria para controle de acesso. Conheça o projeto atualizado e outros documentos existentes em
Projeto de Ampliação