Resultado do 1º semestre é 25% superior ao do ano passado

O Porto de São Sebastião fechou o primeiro semestre deste ano com a movimentação de 273 mil toneladas de cargas, desempenho 25,8% acima do mesmo período do ano passado, quando foram operadas 217 mil toneladas. Os dados da Companhia Docas de São Sebastião para o semestre indicam que até o final do ano deverá ser ultrapassada a marca de 527 mil toneladas registradas em 2009.A barrilha a granel foi o produto mais movimentado nos seis primeiros meses do ano, com 117 mil toneladas, seguida do sulfato de sódio, com 53 mil toneladas. Os dois produtos são matéria prima para as indústrias de vidro, detergente e tinta.

O destaque foram os tubos destinados à construção, em alto mar, do duto do projeto Mexilhão, da Petrobras. Os tubos de aço chegaram a São Sebastião em operações de cabotagem e representaram a movimentação de 21 mil toneladas.

O mês de junho, que encerrou o semestre, teve movimento abaixo do esperado, com 41 mil toneladas. Este volume foi 41,5% menor que o resultado de maio, o melhor do ano até aqui, com 70 mil toneladas, mas muito acima do mesmo mês em 2009, quando foram movimentadas apenas 4 mil toneladas.

TEBAR

O Terminal Almirante Barroso, da Transpetro, movimentou 22 milhões de toneladas de granéis líquidos. Do total, 3,5 milhões de toneladas destinaram-se ou chegaram do exterior, e as 18,5 milhões de toneladas restantes, foram em regime de cabotagem, ou seja, entre portos nacionais. No mesmo período do ano passado, o terminal operou 24 milhões de toneladas. Entre os produtos de maior circulação no terminal estão o petróleo, a nafta, o óleo cumbustível e o diesel.

adminResultado do 1º semestre é 25% superior ao do ano passado