Prefeituras divergem sobre impacto na região

As duas cidades influenciadas diretamente pelas operações do Porto de São Sebastião têm opiniões diferentes para as obras de expansão.Enquanto o prefeito de São Sebastião, Ernane Primazzi (PSC), levantou a bandeira do projeto e quer rapidez na condução das obras, a Prefeitura de Ilhabela pede cautela nas discussões. O prefeito Toninho Colucci (PPS) teme que a expansão do porto possa ter impacto negativo no turismo da cidade.

Ambos já discutiram o assunto em várias reuniões com representantes da Companhia Docas de São Sebastião, sindicatos e da sociedade civil organizada do Litoral Norte.

Primazzi defende que o projeto de expansão do porto seja acompanhado de investimentos na estrutura viária das cidades, especialmente quanto às obras viárias do entorno de São Sebastião.

“É preciso que a região tenha um novo sistema viário capaz de absorver a demanda de cargas em direção ao complexo portuário”, afirmou o prefeito, em nota. “Temos que minimizar os impactos negativos do projeto e potencializar os positivos.”

Para Colucci, o mais importante é definir claramente o impacto que a expansão da atividade portuária terá no turismo. “Temos 70% de nossas praias voltadas para o canal de São Sebastião. Precisamos saber qual o impacto.”

Matéria originalmente publicada no jornal O Vale, de São José dos Campos, em 11/02/2011

adminPrefeituras divergem sobre impacto na região