Porto pode ganhar plano de marketing

A CDSS – Companhia Docas de São Sebastião vai analisar a adoção de um Plano de Ação Mercadológico Comercial que tem como objetivo elevar as operações no cais sebastianense. A proposta, apresentada por operadores portuários, com aval de sindicatos dos trabalhadores que atuam no setor, foi apresentada na reunião do CAP – Conselho da Autoridade Portuária realizada nesta segunda-feira.
O prefeito Ernane Primazzi, que também faz parte do CAP, afirmou que apoia a iniciativa. Na mesma reunião, o diretor de Gestão Portuária, Paulo Rogério de Souza Almeida, anunciou que a dragagem no cais, elevando sua profundidade para dez metros, deve ser iniciada até o final do mês. Caso o plano mercadológico seja adotado pela CDSS, a empresa deverá preencher uma vaga de gerente comercial já existente nos quadros da companhia.

O presidente da CDSS, Frederico Bussinger, afirmou que igualmente apoia ações que resultem na vinda de mais cargas para o porto, mas, ressaltou que, de acordo com a legislação, não é papel da autoridade portuária a função comercial, muito embora a CDSS, nos últimos dois anos tenha atuado nesse sentido, como no caso, entre outros, da obtenção da carga de tubos do Projeto Mexilhão, embarcada para alto mar através do porto sebastianense.

A explanação sobre a necessidade de adoção de um plano de marketing para “vender” a imagem do Porto de São Sebastião, foi feita pelo empresário Luiz Felipe Santana. Ele engloba a criação de um comitê permanente de negócios a ser composta por representantes da CDSS, empresários e trabalhadores. Frederico Bussinger disse que já participou de ação semelhante no sul do país, com objetivo de elevar a movimentação de cargas no Porto de Itajaí, em Santa Catarina.

“A criação desse comitê de marketing realmente é bastante interessante, pois pode trazer mais movimentação para o porto, o que assegura o atual quadro de empregos e abre a possibilidade de criação de novas vagas nesse mercado de trabalho. Deixamos a critério da CDSS apenas a forma de contratação deste gerente mercadológico”, acrescentou o prefeito Ernane.

O presidente do Sindicato dos Estivadores, Robson Ceará, falando em nome dos demais sindicatos que atuam no cais, também foi favorável a ação de marketing. “Os empresários precisam aproveitar melhor esse bom relacionamento com os trabalhadores em São Sebastião. Temos as menores tarifas e um valor da mão de obra bastante competitivo em relação a outros portos”, afirmou.

Dragagem

Os equipamentos necessários para a realização de nova dragagem no cais já estão na área do porto. O diretor de Gestão Portuária, Paulo Rogério, disse que os serviços podem ser iniciados no próximo dia 28 e “devem durar entre dois meses e dois meses e meio”. Com a dragagem, o cais principal ficará com profundidade de 10 metros após a retirada de cerca de 140 mil m³ de sedimentos. A CDSS já dispõe de licenciamento ambiental para a realização do trabalho.

adminPorto pode ganhar plano de marketing