Porto de São Sebastião recebe visita do Ministro da Secretaria de Portos

Atuação do porto é referência nacional em meio ambiente com as recentes conquistas da ISO 14001 e da 1ª posição no ranking da Antaq.

A Companhia Docas de São Sebastião recebeu nesta quarta-feira, 1º de julho, às 10 horas, o Ministro da Secretaria de Portos da Presidência da República, Edinho Araújo, para visita técnica no Porto de São Sebastião, localizado no litoral norte de São Paulo. Na ocasião, o Diretor-Presidente da Companhia Docas de São Sebastião, Casemiro Tércio Carvalho, apresentou ao Ministro a atuação ambiental e a infraestrutura portuária de São Sebastião, que o tornaram referência nacional por ser o primeiro e o único porto do país, entre os 37 em operação, a conquistar a certificação internacional ISO 14001.

A certificação ISO 14001, obtida em março deste ano, atesta a qualidade do desempenho da gestão ambiental da Companhia. Comprova, ainda, o controle dos aspectos e impactos ambientais da sua atuação, além das atividades exercidas, incluindo aexploração do Porto Organizado, gestão da infraestrutura, fiscalização das operações, programas de capacitação para os funcionários e a melhoria contínua do seu Sistema de Gestão Ambiental.

Somado a essa conquista,o Porto de São Sebastião ocupa a 1ª posição, entre 30 portos brasileiros, no Índice de Desempenho Ambiental Portuário (IDA), divulgado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), em 19 de junho deste ano. No Estado de São Paulo, o índice de gestão ambiental contemplou os portos de São Sebastião, que obteve a primeira posição com 95,73 pontos, e de Santos, que está na 12ª  posição do ranking, com pontuação de 64,12. Na última edição do IDA, São Sebastião ocupava o 2ª  lugar.

As conquistas do Porto de São Sebastião reforçam ainda mais a preocupação socioambiental da atuação da companhia e o colocam como referência brasileira em gestão ambiental. Além desse reconhecimento, o Porto de São Sebastião é também o primeiro do Brasil a possuir um Plano de Área aprovado pelos órgãos ambientais, que reúne as medidas necessárias a serem tomadas em caso de acidentes com derramamento de óleo na área do Porto Organizado.

Aliados à postura da Companhia Docas de São Sebastião, os resultados também são frutos dos constantes investimentos realizados pelo Governo do Estado de São Paulo. No total, foram destinados mais de R$ 25 milhões na área ambiental nos últimos quatro anos, contemplando 10 programas de monitoramento de qualidade e educação ambiental, Central de Armazenamento e Triagem de Resíduos do Porto, aquisição de equipamentos de monitoramento de emissões atmosféricas, treinamentos e capacitações, entre outras ações. Também foi implantado, em 2013, o Ceate (Centro de Atendimento) do Porto de São Sebastião, que opera 24 h/dia e conta com equipes capacitadas para atender emergências ligadas a vazamentos de óleo no mar.

Sobre o Porto de São Sebastião
Baseado no compromisso de crescimento com responsabilidade socioambiental, o Porto de São Sebastião expandiu sua área operacional, de 2010 a 2014, passando de 100 mil m² para 300 mil m². Até o fim de 2015, serão 400 mil m² de área totalmente operacional. O futuro projeto de ampliação prevê ainda a expansão da área de 400 mil m² para 800 mil m² operacionais, e será implantado em etapas, considerando as necessidades portuárias, atratividade de cargas e sua evolução. As fases 1 e 2 do projeto, que abrangem as obras mais importantes para o desenvolvimento portuário, contemplam a construção dos berços 2, 3 e 4, destinados a navios de última geração, e uma base de Apoio Offshore, que possibilitará a implantação de até 10 berços para embarcações de menor porte (supplyboat e rebocadores). Contemplam também a construção de um terminal multicargas, para operação de veículos e cargas gerais, e de um portão de acesso mais interligado à nova chegada do contorno viário sul.

Umas das unidades de negócio para a expansão do Porto de São Sebastião está atrelada ao arrendamento de área para implantação de terminal multicargas, que faz parte do segundo bloco de arrendamentos do Governo Federal. A Companhia Docas de São Sebastião já possui toda a documentação pronta para consulta pública e licitação da área, que será conduzida pela União.

 

adminPorto de São Sebastião recebe visita do Ministro da Secretaria de Portos