Porto de São Sebastião realizará 3º Exercício Simulado do Plano de Emergência

O Porto de São Sebastião realizará, no dia 6 de maio, o 3º Exercício Simulado Prático do Plano de Emergência Individual – PEI para acidentes envolvendo derramamento de óleo no mar. A ação será realizada no cais do Porto, às 8h30 e tem como objetivo avaliar o atendimento e o fluxo das ações integradas neste tipo de emergência.

Além da Companhia Docas de São Sebastião, a simulação de vazamento terá participação do IBAMA, CETESB, Marinha do Brasil, Defesa Civil e da equipe do Centro de Atendimento a Emergência (CEATE) do Porto. As secretarias municipais de Meio Ambiente de São Sebastião e Ilhabela, operadores portuários e Órgão Gestor de Mão-de-obra (Ogmo) também serão acionados. No total, serão, aproximadamente, 50 pessoas envolvidas no exercício.

A ação simulará um vazamento de óleo decorrente do tombamento de equipamento, que provocará queda e rompimento de alguns tambores de óleo no mar. Os técnicos dos órgãos ambientais avaliarão os planos de emergência da companhia e das empresas que atuam na área, considerando a comunicação, técnicas adotadas, estrutura e o tempo de resposta no controle da emergência.
Compromisso ambiental do Porto de São Sebastião

A preocupação do Porto de São Sebastião com o meio ambiente foi reconhecida com a conquista da certificação ISO 14001, em março deste ano.

O Porto é o primeiro do país a receber a ISO 14001, norma adotada e reconhecida internacionalmente na área de meio ambiente, que atesta o controle de todos os aspectos e impactos ambientais nas atividades desenvolvidas pela companhia.

Entre os pontos considerados estão, por exemplo, o consumo de recursos naturais (água, energia e papel), os efluentes, resíduos sólidos, emissões atmosféricas, como também o controle, prevenção, mitigação, monitoramento e contingência da poluição ambiental.

A Companhia Docas criou, em 2013, o Centro de Atendimento a Emergências do Porto de São Sebastião (CEATE), formado por uma equipe técnica de 11 profissionais capacitados nas áreas de Aspectos Legais da Gestão Ambiental, Gerenciamento de Crises Ambientais, Brigada de Incêndio, Emergências com Produtos Perigosos e Primeiros Socorros.

A base do CEATE está localizada dentro da área operacional do Porto e possui equipamentos de barreiras rígidas para contenção de vazamentos, sistema de bombeamento com moto bombas para recolhimento do óleo, tanques para armazenamento do produto e embarcações (botes e barcos). Além disso, o Centro dispõe de cilindros de ar, sinalizadores náuticos, rádios VHF, GPS, respiradores e flutuadores, além dos equipamentos de proteção individual.

O Porto de São Sebastião é também o primeiro do Brasil a possuir um Plano de Área, que reúne as medidas necessárias a serem tomadas em caso de acidentes com derramamento de óleo na área do Porto Organizado. Além disso, foi avaliado como o 2º do país no Índice de Qualidade e Gestão Ambiental em Portos Organizados, da ANTAQ.

adminPorto de São Sebastião realizará 3º Exercício Simulado do Plano de Emergência