Porto de São Sebastião é o 3º melhor do País em Gestão Ambiental

O Porto de São Sebastião apresentou o 3º melhor desempenho entre os 29 portos públicos submetidos aos critérios do Índice de Qualidade de Gestão Ambiental em Portos Organizados (IQGAPO) da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ).

A análise feita pela ANTAQ em parceria com a Universidade de Brasília (UnB) adotou rigorosos critérios de avaliação para o Índice que deverá nortear daqui para a frente as decisões de negócios nos portos nacionais.

O IQGAPO permitirá à ANTAQ acompanhar o desempenho das autoridades portuárias e avaliar os esforços desenvolvidos para diminuir os impactos ambientais decorrentes de suas atividades com o objetivo de promover uma adequação eficiente à legislação ambiental e o uso racional dos recursos nacionais envolvidos em suas operações.

O IQGAPO é composto por 4 categorias de indicadores e cada uma possui um peso específico, representado em porcentagem, para a composição do índice global. São elas: Econômico-operacionais (59%), Sociológico-culturais (5%), Físico-químicos (22%) e Biológico-ecológicos (14%).

O Porto de São Sebastião ficou entre os 5 primeiros colocados na categoria de maior peso, a Econômico-operacionais, e entre os 3 primeiros colocados na categoria Biológico-ecológicos, com a pontuação máxima de 100 pontos.

O resultado obtido pelo Porto de São Sebastião representa um importante reconhecimento à gestão ambiental praticada pela Companhia Docas de São Sebastião que, somente nos últimos 2 anos, já investiu cerca de 2 milhões de reais em seu Programa de Gestão Ambiental.

adminPorto de São Sebastião é o 3º melhor do País em Gestão Ambiental