Ibope mostra maioria de Ilhabela favorável à ampliação do porto

Título original: Pesquisa Ibope mostra que maioria da população de Ilhabela quer ampliação do Porto de São Sebastião com contêinerUma pesquisa divulgada em Ilhabela, neste mês, chamou a atenção das autoridades e de ONGs da cidade. Até um ano atrás a ampliação do Porto de São Sebastião era vista com restrições, principalmente quando o assunto se referia à utilização dos chamados contêineres. Mas o Ibope revelou outra situação este ano. Em entrevista realizada entre os dias 16 e 18 de outubro, com 406 pessoas, 50% dos ouvidos se mostraram favoráveis à ampliação do Porto de São Sebastião com contêineres, enquanto 44% foram contrários e 6% não souberam responder.

Na pesquisa do ano anterior, em 2009, apenas 36% eram favoráveis e 56% contrários. Na oportunidade, Ilhabela liderava um movimento contrário aos contêineres e ao não uso do Mangue do Araçá, em São Sebastião, como parte de processo de ampliação.

Sob o comando do Instituto Ilhabela Sustentável, foi criado o “Movimento Porto sim, mas sem contêiner”. A pressão da ONG e de autoridades ilhéus foi decisiva para a paralisação das audiências públicas que discutiam o projeto de ampliação do Porto de São Sebastião.

O golpe do não convencimento foi sentido pelo presidente do Instituto Ilhabela Sustentável, George Grego. Ele revelou que a estratégia de comunicação não foi suficiente para promover uma melhor discussão com a maioria da população. “Usamos uma estratégia errada e não continuamos a divulgação em massa dos prós e contras da ampliação do porto com contêineres.

Conflitos

Em fevereiro deste ano, uma verdadeira queda de braço, aliada a pressão política e da sociedade foi decisiva para adiar uma audiência pública que discutia a ampliação de Porto de São Sebastião. Os debates beiraram o conflito de interesses e provocou problemas diplomáticos entre políticos e autoridades sebastianenses e ilhéus e tomou proporções estaduais, com discursos divergentes entre Mauro Arce e Xico Graziano, respectivamente, secretários dos Transportes e do Meio Ambiente à época.

A decisão de paralisação da audiência gerou comemoração por parte do Instituto Ilhabela Sustentável. O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS), por sua vez, disse que o Governo do Estado teve a sensibilidade de rever todo o projeto e tentar minimizar ao máximo os impactos com o projeto de ampliação.

“Isso se deve também aos pedidos da sociedade civil e das entidades ambientalistas. Defendemos a ampliação do Porto de São Sebastião, mas com a manutenção de nossa vocação, o turismo”, comentou.

Publicada no Jornal Imprensa livre, em 17/11/2010 – http://www.imprensalivre.com.br

adminIbope mostra maioria de Ilhabela favorável à ampliação do porto