Certificações

A gestão ambiental dos empreendimentos, quando bem executadas, pode fazer com que eles sejam reconhecidos nacionalmente e internacionalmente.

         O Índice de Desenvolvimento Ambiental (IDA) da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) avalia, desde 2012, a qualidade e eficiência da gestão de ambiental de diversos portos públicos e terminais privados, por meio de vários indicadores. O Porto de São Sebastião manteve-se na liderança do ranking dos portos públicos organizados e, em 2018, foi classificado em 7º lugar entre 31 portos.

         Além disso, o Porto de São Sebastião passa pelo crivo da certificação da ISO 14001. Essa certificação avalia se a instituição possui um sistema de gestão ambiental estratégico e adota práticas visando um desenvolvimento o mais sustentável possível. Para obtenção da certificação, o empreendimento é sujeito a rigorosa avaliação externa e deve demonstrar que conduziu planos de ação para resolver os problemas apontados. O Porto de São Sebastião recebeu a certificação ISO 14001/2004 no ano de 2015 e foi re-certificado na versão ISO 14001/2015 em 2018. A validade da certificação é de 3 anos, com avaliações de manutenção nesse período. Sendo assim, a atual certificação tem validade até 2021.

adminCertificações