Companhia Docas de São Sebastião recebe prêmio de Inovação em Sustentabilidade da Oracle

Premiação foi anunciada durante o Oracle Open World 2015, em San Francisco, Califórnia.A Companhia Docas de São Sebastião recebeu o prêmio de Inovação em Sustentabilidade (Sustainability Innovation Award), em outubro deste ano, durante o Oracle Open World 2015, realizado em San Francisco, Califórnia. A premiação na área de sustentabilidade é parte do Oracle Excellence Awards, que possui outras nove categorias para destacar as melhores práticas e atuações inovadoras conquistadas com a implantação de soluções e plataformas digitais.

Para o gerente de Meio Ambiente da Companhia Docas de São Sebastião, Adriano Truffi de Lima, ¿o prêmio é resultado do empenho da administração do Porto de São Sebastião, a qual prioriza investimento em tecnologia, inovação e o engajamento dos colaboradores para viabilizar a implementação e o desenvolvimento desta importante ferramenta¿. Instalado há cerca de dois anos, a plataforma digital da Oracle proporcionou à operação a interligação do gerenciamento de todas as áreas da empresa, sendo elas: contabilidade, controle de estoque, faturamento, operação, meio ambiente e usuários do porto.

A implantação da tecnologia possibilitou não somente a excelência na gestão da companhia e a transparência nos processos internos da companhia, mas também a garantia das melhores práticas ao meio ambiente, à segurança e à administração portuária. Para o Porto de São Sebastião, que está em constante desenvolvimento e projeta futuras expansões, a utilização de bases tecnológicas representa também a otimização dos processos e da operação, ambas interligadas à gestão ambiental. ¿A ampliação feita com bases tecnológicas permite a otimização do processo e ajuda a tomar decisões mais precisas, inclusive para se obter maior rentabilidade. Ter mais cargas, mais navios com menos tempo parado no porto e com maior eficiência é a nossa meta¿, enfatiza o presidente da Companhia Docas de São Sebastião, Casemiro Tércio Carvalho.

Os investimentos em tecnologia voltada à operação e gestão ambiental proporcionaram ao Porto de São Sebastião importantes reconhecimentos ambientais. São Sebastião ocupa hoje a 1ª posição, entre os 30 portos brasileiros no ranking da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários). É também o primeiro e único porto organizado do país a conquistar a certificação internacional ISO 14001, que comprova a sua qualificação em gestão ambiental, para toda a atividade de administração, exploração e operação. Além disso, é o primeiro do Brasil a possuir um Plano de Área aprovado pelo órgão ambiental, o qual reúne as medidas necessárias a serem tomadas em caso de acidentes com derramamento de óleo.

adminCompanhia Docas de São Sebastião recebe prêmio de Inovação em Sustentabilidade da Oracle