Companhia Docas de São Sebastião realiza mutirão de limpeza em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente

Ação será neste sábado (4), no Mangue do Colhereiro, em São Sebastião, para alertar sobre a importância da preservação ambiental

O Dia Mundial do Meio Ambiente será comemorado neste ano, em São Sebastião, com a realização de um mutirão de limpeza no mangue do Colhereiro, conhecido também como mangue da balsa e localizado ao lado da Travessia entre São Sebastião e Ilhabela. A ação é organizada pela Companhia Docas de São Sebastião, responsável pela administração do Porto de São Sebastião, e acontecerá no próximo sábado, 4 de junho. O objetivo é alertar sobre a importância da preservação e recuperação da qualidade ambiental deste manguezal, assim como de todo meio ambiente.

 

A iniciativa, que é parte do Programa de Educação Ambiental desenvolvido pelo Porto de São Sebastião, também tem o intuito de sensibilizar a comunidade a adotar boas práticas ambientais, especialmente com relação ao descarte correto de lixo na área costeira. Para isso, além da coleta, a programação contemplará a exposição de painéis informativos sobre a problemática dos resíduos sólidos na zona costeira.

 

A ação neste ano contará com a parceria do Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (CBH-LN). Os participantes do mutirão para a coleta de resíduos no mangue do Colhereiro se reunirão, às 9 horas, na Av. Antonio Januário do Nascimento, s/n, em São Sebastião, para organização, distribuição dos materiais e início da atividade.

 

Sobre a atuação ambiental do Porto de São Sebastião

Além das ações realizadas pelo Programa de Educação Ambiental, em atendimento às condicionantes da Licença de Operação n° 908/2010, a atuação ambiental do Porto de São Sebastião conquistou reconhecimentos importantes que o colocaram como referência no país. No Índice de Desempenho Ambiental Portuário (IDA) da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) São Sebastião está na 1ª posição entre 30 portos avaliados em todo o país. É também o primeiro e único porto organizado a conquistar a certificação internacional ISO 14.001, que comprova a sua  qualificação  em  gestão  ambiental  para  toda  a  atividade  de  administração, exploração e operação. Além disso, é o primeiro do Brasil a possuir um Plano de Área aprovado pelo órgão ambiental, o qual reúne as  medidas  necessárias  a  serem tomadas em caso de  acidentes  com derramamento de óleo.
Assessoria de imprensa
Tel: (11) 3702-8111 a 8116

adminCompanhia Docas de São Sebastião realiza mutirão de limpeza em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente