Ações de conscientização ambiental fizeram parte da programação do último sábado (19) em apoio à data.

A Companhia Docas de São Sebastião, que administra o Porto de São Sebastião, realizou no sábado, 19, um mutirão de limpeza na enseada do Araçá em apoio ao Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias. A data é um dos principais eventos de conscientização ambiental do litoral norte do estado. Além do mutirão, a programação contemplou a exposição de painéis informativos sobre a problemática dos resíduos sólidos na zona costeira, atividades de educação ambiental para as crianças e, por fim, a cerimônia de entrega da canoa caiçara construída por moradores da comunidade do Araçá.

O objetivo das ações promovidas pelo Programa de Educação Ambiental do Porto de São Sebastião foi sensibilizar a comunidade em relação a um dos mais importantes desafios ambientais da atualidade: a gestão de resíduos sólidos na área costeira. As atividades contaram com o apoio do Grupo de Intervenção Ambiental do Araçá (GIA), formado por moradores engajados com as questões ambientais da região.

Os participantes do mutirão para a coleta de resíduos sólidos se reuniram na Avenida Vereador Antônio de Matos, para organização e distribuição dos materiais. Paralela a esta ação, foram apresentados painéis com informações ambientais, abordando os temas sobre os impactos dos resíduos sólidos no ambiente marinho. Também foram realizadas atividades lúdicas de educação ambiental para as crianças.

A programação foi encerrada com a cerimônia de entrega da canoa caiçara construída pelos alunos do curso de artesanato promovido pela Companhia Docas de São Sebastião e pelo Grupo de Intervenção Ambiental do Araçá. A confecção da canoa foi realizada durante o primeiro semestre deste ano pelos moradores da baía do Araçá. A iniciativa, que também é parte do Programa de Educação Ambiental do Porto, teve o objetivo de valorizar a cultura caiçara e incentivar esse ofício que vem se perdendo com o tempo.

Sobre a atuação ambiental do Porto de São Sebastião
Além das ações realizadas pelo Programa de Educação Ambiental, em atendimento às condicionantes da Licença de Operação n° 908/2010, a atuação ambiental do Porto de São Sebastião conquistou dois reconhecimentos importantes somente no primeiro semestre deste ano. No Índice de Desempenho Ambiental Portuário (IDA) da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), divulgado em junho, São Sebastião está na 1ª posição entre 30 portos avaliados em todo o país. Em março, já havia sido o primeiro e único porto do país a receber a ISO 14001, certificação internacional que atesta a qualidade do desempenho da gestão ambiental da companhia.

As conquistas ambientais do Porto de São Sebastião são frutos de constantes investimentos da companhia. Foram destinados mais de R$ 25 milhões de investimentos nos últimos quatro anos, contemplando 10 programas de monitoramento da qualidade e educação ambiental, Central de Armazenamento e Triagem de Resíduos do Porto, aquisição de equipamentos de monitoramento de emissões atmosféricas, treinamentos e capacitações, entre outras ações. Também foi implantado, em 2013, o Ceate (Centro de Atendimento) do Porto de São Sebastião, que opera 24 h/dia e conta com equipes capacitadas para atender emergências ligadas a vazamentos de óleo no mar.

O Porto de São Sebastião é também o primeiro do Brasil a possuir um Plano de Área, que reúne as medidas necessárias a serem tomadas em caso de acidentes com derramamento de óleo na área do Porto Organizado.

adminCompanhia Docas de São Sebastião participa do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias